Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

No dia 20 de outubro é celebrado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. Todos os dias, no espaço aéreo do nosso País, milhares de pessoas alçam voos confiantes de que o mais precioso dos seus valores, a vida, está seguro nas mãos dos profissionais da aviação: pilotos, tripulações e aqueles que dedicam suas capacitações ao complexo exercício do Controle do Tráfego Aéreo. Tal certeza se confirma nas estatísticas que apontam para a aeronave como meio de transporte mais seguro no mundo.

ALFAG do Brasil celebra esta data e parabeniza todos estes profissionais que, com empenho e o esmero, virtudes importantes para a obtenção da harmonia com os usuários e demais profissionais do sistema aéreo, conscientes de um objetivo comum: contribuir para a existência de uma aviação segura, ágil e crescente, acompanhando o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro.

Especialista em manutenção de redutores, motores elétricos, usinagem e produção de peças seriadas para empresas de vários segmentos, a ALFAG do Brasil reforça a importância de contar com serviços especializados quando necessário, como é o caso dos controladores do espaço aéreo, profissionais altamente capacitados para exercer a função.

Assim também é a ALFAG do Brasil, que oferece serviços especializados voltados para o bom desenvolvimento da indústria. E já que o assunto é aviação, é importante lembrar que a ALFAG do Brasil é fabricante de redutores e motores elétricos, geralmente utilizados em esteiras e escadas rolantes dos aeroportos. Peças fundamentais para melhorar o serviço oferecido nestes locais.

Clique aqui e conheça mais sobre a ALFAG do Brasil e os serviços que ela oferece.

Origem da data

Conhecido também internacionalmente pela sigla ATCO, do inglês Air Traffic Controller – o Controlador de Tráfego Aéreo – é o profissional encarregado de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido. O dia 20 de outubro foi institucionalizado como o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, devido a um decreto da sentença de morte contra um controlador considerado culpado de um acidente aéreo que vitimou cerca de duas centenas de pessoas como decorrência de um erro humano. Os Controladores de Tráfego Aéreo têm como função emitir autorizações aos pilotos, dando-lhes instruções imprescindíveis dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos.



Gostou? compartilhe!