5 cuidados para evitar problemas mecânicos de redutores

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre

5 cuidados para evitar problemas mecânicos de redutores

A Alfag é a maior e melhor empresa de manutenção de redutores e manutenção industrial do Alto Tietê e dá dicas para você que trabalha ou é gestor de uma indústria e trabalha com redutores.

Quando tratados corretamente, os redutores podem atingir uma longa vida útil e pode não precisar de manutenções corretivas por um bom tempo. Para alcançar esse bom desempenho, alguns cuidados devem ser tomados, desde a instalação até a lubrificação periódica e correta.

Veja a seguir cuidados simples para evitar problemas mecânicos de redutores e gastos extras como consertos e saiba como melhorar e manter o bom desempenho deste motor importante na indústria.

Gerenciamento

Seja quem for o responsável pelo gerenciamento da parte de manutenções e datas é preciso ficar muito atento a qualquer detalhe, isso porque qualquer defeito ou reação diferente pode causar uma pausa no trabalho ou redução de desempenho do redutor.

Não deixe a data de manutenção e revisão passar. Datas são dadas para determinar um limite.

Instalação

Ao fazer a instalação é preciso fazer o alinhamento entre máquina e redutor e entre redutor e motor, utilizando sempre uma pasta anticorrosiva ao instalar elementos de transmissão ou acoplamentos em eixos sólidos. Ao instalar um redutor em sua indústria conte com uma prestadora de serviços do ramo, não deixe que seus funcionários ou terceirizados façam o serviço.

Evite problemas e possíveis acidentes!

Revisão

A revisão é uma parte muito importante, não deixe de fazer ou atrase os prazos. Conte com uma equipe competente e experiente como a da Alfag por exemplo, para fazer toda a revisão detalhada por meio de testes e inspeções para ver se está tudo fluindo bem ou não.

A revisão é um hábito importante pois com ela você pode economizar tempo e dinheiro, além de manter por muito mais tempo o desempenho do redutor. 

Lubrificação

O principal cuidado operacional com redutores é a lubrificação, senda ela responsável por cerca de 70% das falhas nos redutores. Tudo isso devido ao uso de lubrificante errado, mas também pode ser pelo fato do descumprimento dos prazos de troca, das impurezas e vazamentos.

Além disso, quando não há falta de lubrificante necessário, há também o seu excesso, podendo causar um superaquecimento e fadiga térmica ao redutor, resultando em vazamentos, aumento de pressão e perda de rendimento do sistema. 

Conte com a Alfag

Dentre os serviços oferecidos pela Alfag estão inspeção visual e digitalização com fotos para histórico e rastreabilidade; check list completo do equipamento e acessórios instalados; verificações do conjunto e elementos de montagem, do nível de isolação do bobinado e da resistência ôhmica entre fases; além da medição da temperatura da carcaça e mancais. Conheça a Alfag Service!

Também são realizadas rebobinagens de motores elétricos trifásicos, monofásicos e de bobinas de freio; modificações de motores elétricos em geral; e verificações do nível de concentricidade do eixo; das medidas das caixas de rolamentos nas tampas e das medidas dos colos de rolamentos no eixo.

Por fim, com a vasta experiência de seus profissionais e com corpo técnico altamente capacitado, a Alfag tem capacidade de projetar redutores especiais e dimensionar componentes específicos para atender a diversas aplicações que o mercado industrial exige.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial ALFAG do Brasil www.alfagdobrasil.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×